28 de jan de 2015

DIY - Colar de macramê com cristal

Neste verão os acessórios estão super em alta, os modelos queridinhos do momento são as peças estilo Folk, Boho e Gypsye, a palavra folk significa mistura de povos, que tem como referência várias tendencias: hippie, indiano e contry, já o Boho vem de bohemian, boêmio, cigano. Todos tem características bem parecidas, seus acessórios são compostos com pedraria, penas, cristais, flores, medalhas, corrente. O segredo para seguir essa tred está na mistura dos itens, vale combinar colares mais curtos com outros mais compridos, usar e abusar dos modelos com pingentes diferentes, não tem muito segredo: quanto mais, melhor.


Inspirada por todo esse clima boêmio/folk/gypsy haha preparei um tutorial bem legal para quem deseja investir nessa têndecia sem precisar gastar muita grana com acessórios. Fiz um passa a passo bem simples, ensinando como fazer um colar de macramê com pedraria. Confere aí.


Imagem 01: Materiais necessário - pedra/cristal para o pingente, miçangas de sua preferencia e fio encerado fino.
02: Corte o cordão em quatro partes iguais.
03: Junte todas as partes e dobre ao meio.
04: Dê um nó juntando todos eles, conforme a imagem.
05: Deixe um pequeno espaço acima do nó para poder prender o pingente no cordão depois. Eu usei um palito de cabelo para o nó não subir. Em seguida separe os fios de dois em dois como mostra na imagem.
06: Agora faça pequenos nós com os fios duplos abaixo do nó principal.
07: Os nós devem ficar assim
08: Agora faça mais uma camada de nós duplos, juntando os fios com as setas vermelhas conforme mostra na imagem. Os fios com a seta maior amarre por ultimo.
09: Se a pedra/cristal for muito grande, continue as camadas de nós, nesse mesmo estilo.

O resultado será parecido como um teia, depois é só colocar a pedra/cristal dentro, juntar todos os fios e dar outro nó. Depois do pingente pronto, retirei o palito e passei um cordão por dentro da abertura acima do nó principal, para poder pendurar no pescoço e coloquei duas miçangas, se preferir você pode usar uma correntinha também. Para terminar coloquei algumas miçangas na parte de baixo e dei um nó, depois queimei as pontinhas do cordão para não desfiar.


E esse foi o resultado final, o que acharam? Confesso que deu um pouquinho de trabalho traçar todos esses fios, porque não estou nada familiarizada com esse mundo do macramê haha embora eu ame coisas artesanais. Eu li que algumas pessoas também chamam esse tipo de pingente de pedra castroada, não sei qual o nome correto dessa técnica, mas enfim, eu estava muito afim de aprender e fazer um colar nesse estilo, então o esforço compensou, próximo passo é fazer outros com pedras coloridas haha. Espero que vocês tenham gostado.

Beijão :*


4 comentários:

  1. Que lindo, dá uma pegada mais boho ao look. Adorei..
    Beijos
    http://www.mufevblog.com/

    ResponderExcluir
  2. Que colar mais lindo, eu amo esse estilo de acessórios.

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post vou fazer com certeza!

    http://elapensatambém.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos antes de serem aprovados!